Pesquisa direcionada

Pesquisa personalizada

domingo, 24 de janeiro de 2010

Uma palavra amiga


Desculpe a ausência!
Infelizmente os afazeres me impedem de ser mais constante em relação ao acesso a esse blog. Tenho sido muito feliz em ler os relatos dos leitores sobre seus próprios problemas ou de amigos e parentes com esse transtorno. Vejo que o objetivo do blog está sendo alcançado.

Quero dizer a todos que não desistam. Lutem com todas as armas de que dispomos para o controle desse transtorno que tanto faz sofrer àqueles que estão diretamente ligados a alguém em crise. E também não devemos nos esquecer que os acometidos com esse transtorno passam por sensações de dor física e principalmente, o sofrimento psicológico beira ao 'insuportável'.

Tenho acompanhado um caso de TBH em que o paciente foi diagnosticado há pouco tempo e já está fazendo uso dos medicamentos. Nesse caso, o uso de Depakote e fluoxetina.
Suas crises de mania até o momento estão sob controle. Diminuiu muito sua irritabilidade e os acessos de fúria. A depressão ainda não cessou, o que me faz pensar que seja a falta da psicoterapia, cujo paciente ainda não teve como iniciar. Ao acordar já não sente o corpo tão pesado e sumiram suas dores no corpo e principalmente suas dores nas costas. Sente-se mais disposto fisicamente, sendo apenas impedido por sua depressão, que lhe causa uma falta de ânimo e lhe tira a concentração para seus afazeres diários.

Devemos nos lembrar que todo portador de TBH é um ser-humano completo e complexo, em que o tratamento não pode se limitar aos medicamentos. A psicoterapia vem como um importante aliado no entendimento de seu verdadeiro caráter, na formação de seus valores e no esclarecimento de questões da vida do paciente e de quem convive com ele sobre suas próprias escolhas. São feitas intervenções psicológicas que buscam melhorar os padrões de funcionamento mental do indivíduo e o funcionamento de seus sistemas interpessoais (família, relacionamentos etc.). Como todas as formas de intervenção clínico-psicológicas, a psicoterapia utiliza meios psicológicos para atingir um fim específico (a cura ou a diminuição do sofrimento do paciente). Muitas vezes sendo necessária, inclusive, a psicoterapia em casal, com a presença de familiares ou em grupo - de acordo com a indicação).

O TBH não tem cura, mas tem tratamento, controle e o sucesso depende de persistência e principalmente muito amor.
Quem ama cuida, quem ama cura. O amor abre fendas nas rochas, criando assim, novos caminhos para campos mais ensolarados, e o primeiro golpe nessa rocha pode ser uma palavra amiga, um voto de confiança.

Se você tem TBH e tem ao seu lado uma pessoa que te entende e busca uma resposta para todas as crises que acometem sua vida, seus relacionamentos, peça ajuda. Não se envergonhe. Muitas vezes o diagnóstico positivo traz até alívio aos que cercam o TBH, pois isso explica muita coisa.
Peça e aceite ajuda se lhe for oferecida. Creia que há possibilidade de mudar o seu quadro. Seja feliz hoje e sempre.

Psiche!

2 comentários:

  1. FAZ UM ANO Q DESCOBRI Q SOU BIPOLAR , COMECEI COM DEPRESSÃO E CRISES SEVERAS DE PÂNICO ESTOU AFASTADA DO MEU SERVIÇO , PAREI A FACULDADE DESDE ENTÃO , É MUITO DIFÍCIL VIVER COM ISSO , TODOS OS DIAS É UMA LUTA E AS VEZES SEM SENTIDO. PASSO COM O PSIQUIATRA TOMO OS RMÉDIOS MAS A MAIORIA DELES ME DÁ REAÇÕES ADVERSAS . TEM VEZ QUE NÃO AGUENTO MAIS E QUERO PARAR COM TUDO E COM MINHA VIDA , MAS LÁ NO FUNDO DE MIM Q NÃO É ASSIM , SÓ QUERIA TER MINHA VIDA DE VOLTA E SER FELIZ , EU NÃO ERA ASSIM . PROCURO UMA CURA OU UM ENTENDIMENTO MELHOR PARA MIM ENFRENTAR ESSE PROBLEMA COM ALEGRIA DE VIVER . MINHA FAMÍLIA E MEU MARIDO NÃO ENTENDE , FICA MAIS DIFÍCIL LUTAR CONTRA ISSO , NÃO QUERO NINGUÉM ME LAMBENDO OU PUXANDO O SACO , SÓ QUERO O RESPEITO E O ENTENDIMENTO DELES, NINGUÉM SABE O QUE PASSEI E PASSO ATÉ HOJE , MINHA VIDA ESTÁ PARA POR 2 ANOS , NÃO VEJO A HORA DE TUDO ISSO ACABAR OU PASSAR PELO MENOS , QUERO AJUDA, QUERO CONVERSAR , DESABAFAR , LUTAR CONQUISTAR E GANHAR ESSA BATALHA .
    ALGUÉM PODE ME AJUDAR ?

    ResponderExcluir
  2. Preciso de ajuda, sei disso, tenho quase certeza que sou bipolar, quanto mais eu leio, mais me identifico. Leio há muitos anos sobre e sempre me identifiquei, mas nas minhas crises passam eu sempre acho que estou bem e não preciso de ajuda. Casei. Meu marido não aguenta mais e eu sinto muito remorso quando as crises passam, e busquei ajuda, pela primeira vez. Sou muito extrema, no momento estou muito depressiva. Sabe o que aconteceu quando busquei ajuda? Fui quando não estava mais em crise, e só pq meu marido insistiu, pq como disse, quando não estou em crise acho besteira ir em médico. E no dia eu não estava com cara de deprimida (mas estava triste), nem eufórica, nem nada. Estava "normal". Quando entrei sabe o que houve? O psiquiatra RIU de mim. Perguntou pq eu estava procurando ele, pois eu não tinha nada! Chamou na mesma hora a recepcionista e falou " Passa um encaminhamento pra psicólogo pra essa mocinha aqui" (sou nova, tenho 21). E ainda disse "Vou passar esse encaminhamento, mas vc não tem nada.". E eu nem tinha começados falar nada!!!! Juro por Deus!!! Acho que ele me julgou por estar com uma carinha agradavel, não estava com cara de deprimida, nem chorando, nada. Pra melhorar, quando comecei contando meus problemas com meus pais desde criança, ele me interrompeu e disse "Pois bem, mas saiba que os pais sempre querem os melhores para os filhos". Disse que meu pai ter me levado ao psiquiatra com 14 anos era uma besteira, que eu nunca tive nada (como ele pode saber?), que eu nunca devia ter tomado antidepressivo. Que era pra eu falar pro meu pai nunca mais fazer isso. Disse que eu não conseguir me controlar, e essas crises, fazem mal a todos, que daqui a pouco todo mundo ia ficar igual eu (quem me rodeia), que eu tinha que me controlar!!!!! Mas Eu quero!!! É tudo que mais quero!!! E sei que faz mal a quem me rodeia! E não quero mais isso. Saí de lá chorando muito, se não estava deprimida, rapidamente voltei a ficar. Me senti uma idiota! Fiquei repetindo pra mim que eu fiz bem aqueles anos todos em desistir de procurar ajuda. E desde então não tive mais coragem de buscar ajuda. Eu quero, mas Tenho medo! Fui a psicologa indicada por ele (uma consulta só) e ela riu também, mas dele. Disse que tudo que eu tinha não era natural e que eu devia procurar outro psiquiatra. Mas não sei se me entende, eu to com medo de o outro também falar a mesma coisa, que não tenho nada, e isso me afetou muito, ouvir que não tenho nada.... Mas continuo tendo crises... E meu marido agora já tá falando em separação...

    ResponderExcluir

Sua participação é muito importante, obrigada.

Patrocínios